A RAINHA DA NOITE.
Hoje passei por aqui para escrever um pouquinho sobre a Lua, afinal de contas na noite de sábado (25) ela estava demais, era muito grande e brilhante, com certeza ela foi a rainha da noite, duvido que passou despercebida por alguém. Dá uma olhadinha na foto
Mas você sabe porque a Lua foi tão especial ontem?
Claro, ontem a fase era cheia, mas não é só por isso não. Tem outro motivo que contribuiu muito com a sua aparência: a fase cheia coincidiu com a passagem da Lua pela região do perigeu de sua órbita, que é quando ela está mais próximo da Terra, um fenômeno que não se repete frequentemente, deixando ela com um aspecto diferenciado das demais Luas cheias.
Este fenômeno acontece porque a órbita da Lua em volta da Terra é uma elipse e não um círculo e a Terra não fica exatamente no centro dessa elipse (1ª Lei de Kepler), no decorrer do mês conforme a Lua vai percorrendo sua órbita em volta da Terra ela aproxima-se e afasta-se do nosso planeta variando a sua distância em aproximadamente 50 mil quilômetros. (Veja na figura abaixo)
Você que não viu não fica chateado não, os astrônomos calcularam que no próximo mês, para ser mais exato dia 23, teremos a maior Lua cheia do ano, mais uma vez ela passará pela região de perigeu na fase cheia. Ela se apresentará mais brilhante que a de sábado porque o início da Lua cheia e a sua passagem pelo perigeu terão apenas 21 minutos de diferença. O único problema é que o fenômeno ocorre por volta das 8:30 da manhã então para ver o que chamam de super Lua você deve acordar de madrugadinha antes do clarear do dia para fazer a observação momentos antes do fenômeno acontecer. Quem achar muito difícil levantar cedo para ver o fenômeno pode esperar a noite chegar que a Lua ainda estará muito bonita.
Na passagem pelo perigeu na fase cheia a Lua observada chega ser 14% maior e 30% mais brilhante do que quando ela passa cheia pelo apogeu. A figura abaixo mostra essa diferença.
Certo de que dia 23 teremos mais uma bela Lua, finalizo este post e aguardo o seu comentário visitante.


Nenhum comentário:
Postar um comentário